December 10, 2019

Please reload

Posts Recentes

Passagens em detalhes do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

December 22, 2015

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

Lençóis Maranhenses descrição

March 4, 2019

 

A região apresenta localização equatorial e relevo típico de planície costeira sem grandes obstáculos como componentes estáticos e, como dinâmicos tem-se a movimentação cíclica das grandes massas de ar (zona de convergência intertropical). A região costeira do Maranhão recebe ventos principalmente de nordeste ao longo do ano. A pluviosidade média anual varia de 1600 a 1800 mm/ano (NIMER, 1989). Cerca de 70% do volume total das precipitações está concentrado nos meses de janeiro a maio. Durante este período registra-se uma substancial elevação do lençol freático que anualmente forma lagoas interdunares que se interligam formando drenagens intermitentes. Estas drenagens retomam ciclicamente os processos de erosão, transporte e redeposição de sedimentos e transformam a morfologia original das dunas. No entanto, o volume de areia trazido por estes tipos de drenagens não chega a ser significativo como área de saída de areia.

 

 

 

 

 

 

 

O período de estiagem ou estação seca (verão local) se estende de agosto a dezembro registrando apenas 4% do total pluviométrico. As variações anuais de temperatura são pequenas apresentando médias anuais de 26°. A temperatura controla diretamente o fenômeno da insolação/evaporação, assim durante o período de janeiro a julho é insignificante. A corrente litorânea com sentido para noroeste é um dos principais agentes de transporte de areia para as praias deste setor da costa, carreando uma carga significativa de sedimentos desde os estados do Rio Grande do Norte, passando pelo Ceará e aumentando ainda mais no Piauí junto ao delta do rio Parnaíba. O setor leste desta planície costeira está submetido a um regime de mesomaré (2 a 4 m), conforme nomenclatura de DAVIES (1964), sendo o padrão do tipo semi-diúrno com dois ciclos a cada 12 horas (Fig. 4). Outro elemento extremamente importante é a mudança do regime de maré de meso para macromaré a partir da baía de Tubarão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tags:

Qual melhor época para visitar os lençóis Maranhen

Passeios nos Lençóis Maranhenses

melhores passeios nos Lençóis

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • Instagram Clean
  • w-youtube

2015 por Hostel Lençóis Maranhenses Barreirinhas telefones 55 98 33491103  5598 988154827.  contato@espiritodeaventura.com.br